Voltando a Barcelona, é uma experiência e tanto visitar tal cidade. Ela é linda, as avenidas são belas e amplas (Las Ramblas são as principais), temos a praia de Barceloneta logo ali na frente, o Montjuic, e o estonteante Parc Guell, entre outros.
Aliás, o que mais chama a nossa atenção, são as obras desse metre da arquitetura que eu admiro muito, Antonio Gaudí (1852-1926).
A Casa Milá, ou La Pedrera, por exemplo, é um edifício que não possui linhas retas e, como as outras obras de Gaudí, desafia a arquitetura convencional. Uma das partes mais interessantes é o telhado, onde são encontradas várias chaminés em formato de esculturas exóticas!
A Casa Batlló é outro ponto alto. Também é conhecida como A Casa dos Ossos, devido ao formato dos balcões exteriores, que se assemelham a um crânio. Pode-se observar a riqueza de detalhes em cada janela e nas escadas internas, além das ondulações originais do telhado e das varandas.Na minha opinião, o troféu ainda vai para a Sagrada Família e o Parc Guell.
No Parc pode-se ver um interessante trabalho feito com mosaicos (essa técnica de lá se chama trencadís). As peças coloridas dão um ambiente alegre ao parque que, na verdade, é mais um grande jardim todo decorado. Na parte superior, há um imenso banco, todo ondulado e colorido, de onde se tem uma linda vista da cidade. As colunas com formas de árvores e geométricas dão o toque final ao local.
E a Sagrada Família? Inacabada, é uma das obras mais bonitas que já visitei. Gaudí dedicou a ela apenas seus últimos 40 anos de vida. E, ainda assim, faltou muito para o final. O Templo foi projetado para ter três grandes fachadas. A fachada da Natividade, quase terminada com Gaudí ainda em vida, a fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a da Glória por realizar-se. Será que um dia ela será realmente finalizada? Ou o charme é ver algo assim, inacabado? O projeto inclui 18 torres, 12 dos apóstolos, 4 dos evangelistas, e as da Virgem Maria e de Jesus, esta com 170 metros de altura. Dá para ter noção do tamanho da obra?
Pena que este mestre arquitetônico foi atropelado por um bonde, o que interrompeu seu brilhante trabalho pelas mais diversas áreas de Barcelona...
Blog da Eri