O circuit-breaker é um artifício de segurança acionado nas bolsas de valores para interromper o pregão.
Na Bovespa, esse artifício é acionado quando o índice Ibovespa desvaloriza-se em 10%. Neste momento, as negociações são paradas por meia-hora (circuit-break). Esse artifício de segurança volta a funcionar se a queda persistir e alcançar 15% de desvalorização do índice Ibovespa. Aí as negociações são fechadas por uma hora. E o pregão é novamente reaberto (Ah, fala sério, ainda não desistiram? Não seria melhor fechar de vez pelo dia? Aprendi que burrice não é errar, mas insistir no erro...). Então, para finalizar, há um novo limite de baixa de 20%, onde as negociações serão interrompidas até às 16h30. Depois deste período não haverá limite.
As bolsas atingirem perdas de 10% definitivamente não é algo comum. Bem, não era. Nos últimos dias, isto tem acontecido com certa freqüência e, então, os investidores que ficam full-time ligados nos gráficos têm que fazer um break também.
Assim, o circuit-break já está sendo carinhosamente apelidado de coffee-break... Ainda bem que o senso de humor sempre prevalece!
Um comentário:
Huahhuahuahuauha...
Gostei da ironia dos nomes! rsrs
Mas Eri, é sempre assim, sempre tem uma queda brutal nas bolsas ao redor do mundo. E essa é a hora de comprar ações....pq depois, elas soooooooooooooooooooobem!
Postar um comentário